Energia Reativa – Correção de fator de potência

dsdsdsdsPrestamos serviços de medição, análise e instalação de equipamentos para a correção do fator de potência. O Fator de Potência é um índice indicado pela razão entre a Potência/Energia Ativa e a Potência/Energia Aparente, e segundo regulamentação vigente (PRODIST), as unidades consumidoras que tenham o Fator de Potência medido inferior a 0,92 devem ter a energia e/ou demanda reativa excedente cobrada nas faturas mensais. Muitas empresas não dão a devida importância para este parâmetro e acabam pagando multas excessivas, ou quando não isso, comprometendo a eficiência das instalações elétricas. Essa multa refere-se à parcela de Energia Reativa que é gerada por equipamentos como motores mal dimensionados, excesso de lâmpadas compactas, máquinas de solda, transformadores, entre outros. Esta parcela de energia reativa não produz trabalho efetivo, mas é necessária para produzir o fluxo magnético para o funcionamento dos equipamentos. Porém, como no sistema a energia reativa divide espaço com a energia ativa, as concessionárias acabam cobrando maior eficiência por parte dos consumidores a fim de não sobrecarregar a rede com energia reativa. Por meio da instalação de banco de capacitores e controladores eletrônicos, o fator de potência é corrigido reduzindo significativamente os gastos com multas. Dependendo da situação a economia pelo não pagamento das multas, paga o serviço e equipamentos em um curto intervalo de tempo, gerando economias posteriores para o cliente.

Para que serve o Banco de Capacitor?

O Banco de capacitor serve para corrigir o fator potencial, que é o causador das multas tarifárias de energia elétrica.

Existem 3 tipos de banco de capacitores, os programáveis, os fixos e os automáticos, cada um tem uma determinada indicação que apenas uma empresa técnica pode informar. O Banco de capacitores programável pode atuar em condições pré-definidas (Períodos ou eventos) de acordo com a necessidade específica. O Banco de capacitores fixo é recomendado para a correção de cargas constantes, tais como transformadores. O Banco de capacitores automático realiza uma compensação automática por meio de sinais de tensão e corrente ligando e desligando módulos capacitivos de acordo com a necessidade.

BANCO DE CAPACITOR

5445454554

É um dispositivo com capacidade para gerar um fluxo de energia elétrica reativa capacitiva, ou seja, com fase oposta à Energia reativa dos dispositivos indutivos, reduzindo os valores de perda e queda de tensão no sistema elétrico de corrente alternada.

Não pague mais pela Energia Reativa instale um Banco de Capacitor na sua empresa, atendemos toda região Sul do Brasil.

Ligue e peça a visita de um Engenheiro

Entre em contato conosco e faça um orçamento.